O que é Energia Solar e como funciona na sua empresa.

A Energia Solar é uma alternativa de energia promissora do mercado e vem ganhando espaço em todo o Brasil a cada ano. Além de ser uma energia limpa, renovável e a favor do meio ambiente, ela é também uma modalidade muito mais econômica do que as convencionais. Neste artigo preparamos todas as informações para você entender de vez o que é Energia Solar, quais as vantagens e como ela pode ser implantada de forma acessível na sua empresa.

O que é Energia Solar? 

Proveniente da luz e do calor do sol, a Energia Solar é vista como uma ótima opção para economizar, sem causar impactos ambientais e de forma totalmente acessível.
Essa energia é captada através de painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas ou aquecedores solares e pode ser transformada em energia fotovoltaica ou térmica. Todo esse processo de captação e conversão funciona da seguinte forma: A luz solar é captada por meio das tecnologias instaladas e é convertida pelas células fotovoltaicas, que são compostas por material semicondutor. Quando a luz incide sobre essas células, os elétrons do material se movimentam e levam para um campo elétrico, formando assim, a eletricidade. 
No caso dos painéis fotovoltaicos, por exemplo, a energia é gerada durante o dia e pode ser usada para qualquer aparelho elétrico normalmente. Caso o sistema produza mais energia do que o utilizado, o excedente é enviado a rede elétrica, transformando créditos em quilowatts. Por outro lado, em dias nublados, se a demanda de energia consumida for maior do que a gerada pelo sistema, a energia é fornecida pela rede elétrica da região.
Diferente do que muitas pessoas pensam, a Energia Solar não depende exclusivamente de um ambiente com alta radiação solar para ter o funcionamento garantido. Porém, quanto menos nuvens, maior será a produção da eletricidade gerada.

Energia Solar no Brasil

Por estar próximo a Linha do Equador, uma região de muita incidência solar, o Brasil foi o primeiro país subdesenvolvido a fabricar células fotovoltaicas. 
De acordo com a ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Brasil possui um índice médio de incidência solar superior aos outros países que já contam com esse tipo de fonte de energia. 
Devido ao clima tropical e a alta demanda de energia, o país apresenta, cada vez mais, fortes tendências para o setor Energia Solar.
Não é à toa que o Brasil possui mais de 30 mil geradores de energia e que, ao longo dos anos, a procura por essa modalidade de geração energética vem se tornando cada vez maior. A economia com o gasto na conta de luz e a busca de uma energia limpa e renovável, também são alguns dos motivos que justificam esse aumento.
Segundo a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, o Brasil ultrapassou 1 gigawatt de potência instalada em geração de energia distribuída e, em 2 anos, os números de instalação de painéis aumentou mais de 560%, saltando para 49 mil unidades em todo o país. 
Uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligência, 93% dos brasileiros pensam em gerar energia renovável em casa. E de acordo com uma estimativa realizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), esse número pode chegar a 1,35 milhão de consumidores até 2027.

Sustentabilidade

Além de ser uma excelente opção de economia com os gastos da conta de luz, a Energia Solar também ajuda a diminuir a emissão de CO2 na atmosfera e colabora para um planeta mais sustentável.
Isso acontece porque na produção das energias limpas não é emitido CO2, um dos gases que mais contribuem para o efeito estufa. 
O Brasil tem potencial para gerar 28 mil GW (gigawatts). Ou seja, a Energia Solar é a melhor escolha para garantir um avanço significativo na diminuição dessas emissões e colaborar com o meio ambiente.  

Energia Solar nas empresas

Hoje em dia, empresas de grande, médio e pequeno porte estão optando por essa solução por diversos motivos. Um desses fatores, é a conta de energia elétrica, que representa um dos maiores gastos do empresário e causa diversos impactos no setor empresarial. 
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram realizadas 14.718 conexões comerciais. Um crescimento de 137% em relação ao ano anterior. Esse aumento ficou acima até mesmo das instalações residenciais, que é hoje o segmento com o maior volume do país.
E a expectativa é que esse número cresça ainda mais. A estimativa é que até 2030 a energia gerada pelas empresas corresponda 10% de toda a carga gerada pelo país. 
Hoje, existem opções mais econômicas para as empresas e que não demandam grandes investimentos na estrutura, instalação de placas no telhada ou qualquer tipo de manutenção. É o caso das Fazendas Solares. Veja a seguir o que é e os benefícios para sua empresa.

Fazenda Solar: mais economia para as empresas

Em 2019 a conta de luz passou para a bandeira tarifária amarela, ou seja, um custo adicional de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Para 2020, o cenário continua ainda pior, onde poderá sofrer um aumento médio de 2,42%.
A conta de energia representa uma das maiores despesas das empresas – nos supermercados, por exemplo, é o segundo maior custo, de acordo com a APAS – Associação Paulista de Supermercados – o que pode significar menos lucro para o empresário.
Com esse aumento constante da conta de energia elétrica convencional, a alternativa para as empresas que desejam economizar ainda mais, é a Fazenda Solar.

Um espaço exclusivamente projetado para a instalação das placas que captam a energia, e a direcionam para o sistema de rede parceira de distribuição pública.
Para as empresas, a vantagem é a economia livre de investimentos. Negócios como supermercados (citado acima), açougues, padarias, farmácias ou postos de gasolinas, que demandam muita energia no dia a dia, gastam muito com a conta de luz. Por isso, apostar no aluguel de cotas das Fazendas Solares faz com que o empresário economize significativamente ao fim do mês.
O processo de aluguel das cotas funciona assim: de acordo com o histórico de consumo da empresa, o empresário aluga uma cota de placas na Fazenda Solar. Então, a energia gerada nos painéis será descontada da conta de luz do estabelecimento.
Isso significa que ele não terá que investir em reformas na estrutura e não irá precisar de instalar placas no telhado. A vantagem principal desse sistema é a economia, sem investir nada.
Se quiser saber mais sobre a Fazenda Solar, leia o artigo e descubra todas as vantagens de alugar uma cota de energia para seu negócio.
E, para tirar suas dúvidas ou saber como contratar, fale com um de nossos consultores aqui.