Confira como diminuir a conta de energia da sua empresa

Diminuir a conta de energia é uma das melhores opções quando você precisa cortar alguns gastos na sua empresa, não é verdade? Atualmente, este custo causa muitos impactos nas empresas, mas é normal que muitas pessoas ainda não saibam o que fazer para reduzi-lo sem prejudicar o funcionamento de seus negócios.
Por isso, preparamos neste artigo dicas simples, mas que fazem toda a diferença, para você diminuir a conta de energia da sua empresa sem se preocupar com grandes investimentos. Vamos lá?

Consumo de energia x economia

No Brasil, o consumo de energia aumenta a cada ano. Chegamos a ocupar a 6ª posição do ranking de países com o custo mais caro de energia do mundo, pagando mais de R$ 400 por MW-h.
Na grande maioria, as empresas pagam valores muito altos nas contas de luz. Nos supermercados, por exemplo, este é o terceiro maior custo do empresário. Por isso, quando o assunto é diminuir a conta de energia na empresa, a tarefa pode parecer um tanto quanto complicada ou, então, inacessível.
Algumas dicas simples no dia a dia da sua empresa fazem toda a diferença e colaboram para que essa economia seja uma realidade. Além de ser uma ação consciente, o dinheiro que você economiza com a conta pode ser investido no crescimento da sua empresa, de acordo com os seus planos atuais.

4 dicas simples para diminuir a conta de energia da sua empresa

Escolha lâmpadas de LED

Esse tipo de lâmpada é 80% mais econômica do que as incandescentes e 30% mais econômicas do que as fluorescentes. Além disso, as lâmpadas de LED são mais eficientes e duram em média 25 mil horas. O preço desse tipo de lâmpada pode ser mais alto, porém, a sua vida útil também é maior. É a melhor opção pois entrega melhor resultado, dura mais e gasta bem menos energia.

Ar-condicionado: Janelas e portas fechadas!

É muito importante lembrar de manter o ambiente sempre fechado. Assim, o local se mantém refrigerado e você economiza energia. Com as janelas ou portas abertas, o ar quente entra e faz com que o aparelho use maior potência para resfriar todo o ambiente. Lembre-se: também é preciso vedar muito bem o tubo de escape, na parte externa, para que o ar frio não saia do local.

Conscientização é a melhor prática!

Uma alternativa muito simples e eficaz é criar projetos de economia na sua empresa junto aos seus funcionários. Uma equipe engajada em projetos mostra o quanto a empresa se preocupa em trazer soluções da maneira mais positiva possível. Além de ser um hábito responsável em qualquer lugar, a conscientização de uso de energia de toda equipe é muito importante para que todos colaborem no dia a dia. Por exemplo, você pode compartilhar o consumo mensal com os colaboradores e criar metas para diminuí-lo com reconhecimentos em forma de premiação para os meses de baixo consumo de energia.

Energia Solar: uma das melhores opções para diminuir a conta de energia da sua empresa

O Brasil superou uma marca histórica e, em apenas dois anos, o aumento do número de instalações de painéis solares foi de 560%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os números saltaram de 7.400 para 49 mil unidades em todo o Brasil e, de acordo com a estimativa oficial do Ministério de Minas e Energia (MME), o total será de 1,35 milhão de consumidores até 2027.
A energia solar é gerada em painéis fotovoltaicos que convertem a irradiação solar em energia elétrica. Essa energia passa pelo inversor que a deixa pronta para o consumo.
Ao longo do dia, os painéis geram energia e, se o sistema fotovoltaico produzir mais energia do que o local utilizou, o excedente é enviado para a rede elétrica e se transforma em créditos (quilowatts).
Mas, a dica para quem quer economizar ainda mais, sem investir em placas no telhado da empresa, é contratando um Aluguel de Cota de Energia Solar.
De forma resumida, ele funciona da seguinte forma: você aluga a sua cota em uma Fazenda Solar de acordo com o histórico de consumo de energia da sua empresa. Toda a energia produzida será transferida diretamente para a sua conta e você pode ter uma economia de até 25%. Tudo isso sem precisar investir na estrutura, ou se preocupar com manutenção.
Confira o artigo que fizemos e entenda mais sobre como economizar na conta de energia com a Cota Solar.