Quel é o preço da energia solar? É possível aderir com investimento zero

Qual é o preço da energia solar? É possível aderir com investimento zero

A Energia Solar é uma excelente alternativa à energia tradicional, vinda das hidroelétricas. No Brasil, esse potencial é ainda maior, considerando toda nossa extensão territorial e o Sol que brilha o ano inteiro no nosso país tropical. Mas quanto custa esse investimento? Qual é o preço da energia solar?

Além da sua contribuição para o meio ambiente, com o uso consciente e sustentável, sem deixar resíduos e poluição para trás, essa fonte de energia renovável ainda pode deixar sua conta muito mais barata. 

Continue a leitura que vamos mostrar para você como funciona a produção de energia solar e quais são as melhores alternativas para sua empresa. Entenda!

Por que pensar nos seus gastos com energia?

Para qualquer empresa funcionar, é preciso utilizar energia elétrica no desempenho de diversas atividades, todos os dias. Por isso, é um item essencial para a continuidade do negócio.

No entanto, os gastos devem ser repensados e otimizados. Afinal, é preciso alocar todo o dinheiro investido pela empresa para melhorar o desempenho energético. Todo o foco deve ser em obter melhores resultados.

Já parou para pensar quem são os “vilões” de consumo na sua empresa? Ar-condicionado, iluminação, computadores… todos esses itens gastam bastante energia e acabam pesando no valor final da conta de energia. Uma estratégia extremamente válida é utilizar esses recursos de maneira mais eficiente, adotando diversas práticas para reduzir os custos:

  • desligar lâmpadas quando não tiver ninguém na sala;
  • tirar aparelhos da tomada que não possui uso frequente, como micro-ondas;
  • desligar monitores em períodos curtos de ausência;
  • desligar o computador completamente em períodos maiores de ausência, como horário de almoço;
  • diminuir o uso do ar-condicionado em dias e horários com clima mais ameno;
  • entre tantos outros hábitos.

Além disso, outra alternativa é aderir a utilização de energias limpas e renováveis, que podem oferecer menores custos e não geram impactos negativos ao meio ambiente. No Brasil, a energia solar tem ganhado muito espaço, principalmente pelo clima tropical com Sol o ano todo. 

O que é energia solar?

Captada a partir da luz e do calor proveniente do Sol, a energia solar é uma fonte alternativa, acessível e que não causa impactos ambientais.

Para produzir a energia solar, a captação é feita através de painéis fotovoltaicos, aquecedores solares e/ou usinas heliotérmicas. Como resultado, temos energia fotovoltaica ou energia térmica.

No Brasil, por exemplo, a expectativa é que a energia solar cresça 44% só em 2019, segundo estudo feito pela Associação Brasileira de energia solar Fotovoltaica (Absolar).

Esse resultado positivo está sendo impulsionado principalmente pela geração distribuída — que incluem placas solares no teto ou através de fazendas destinada para a geração de energia, atendendo a demanda de comércios, indústrias e casas.

Entenda as melhores alternativas para investir em energia solar

Para as empresas, a energia solar mostra-se uma excelente alternativa, tanto pela redução de custos pagos para a concessionária de energia, como pela importância para o meio ambiente e visibilidade da marca ao mostrar essa preocupação para o seu público. 

Para que você possa avaliar qual a maneira mais adequada para o seu negócio investir em energia solar, vamos explicar como funciona essas modalidades. Confira:

Usina fotovoltaica

Para empresas de grande porte que possui grandes terrenos e áreas livres, uma usina solar fotovoltaica pode ser uma excelente alternativa. O investimento inicial é grande e é preciso dedicar uma área grande para a instalação das placas fotovoltaicas da usina e os aparelhos de conversão e transmissão de energia.

Mas qual o valor necessário para investir? Qual é o preço da energia solar? Existem muitos fatores envolvidos para determinar o investimento necessário. É preciso considerar:

  • a quantidade de energia consumida pela empresa;
  • qual a área disponível para a instalação da usina, se possui sombreamento e boa radiação solar;
  • quantas placas serão necessárias e qual a potência de inversores;
  • qual a documentação burocrática para realizar a instalação;
  • quem será o fornecedor do material e a mão de obra especializada necessária;
  • entre outros fatores. 

Por todos esses aspectos, pode haver uma grande variação no investimento necessário, mas fica óbvio que será muito alto. O retorno do investimento pode acontecer apenas com 5 anos para retornar através da redução da conta de energia.

Desta forma, essa alternativa não é aplicável para empresas de pequeno e médio porte, para os negócios que utilizam imóveis alugados ou, ainda, caso atuem em áreas urbanas, como prédios comerciais.

Sem investimento: cotas de energia na Fazenda Solar

Ainda assim, as PMEs podem sim contar com energia solar, reduzindo custos e contribuindo com energias limpas. Os custos de implementação não existem, todo o processo burocrático é feito pela empresa geradora de energia solar, investimento é zero e seu negócio continua com todos os benefícios.

Para começar, é muito simples! É só aderir a uma cota de energia solar.

Essa energia é gerada em fazendas solares, um espaço que conta com uma grande quantidade de painéis. Toda produção é transmitida para os sistemas de distribuição e utilizada pelas concessionárias de energia. 

O desconto da quantidade de energia produzida é aplicado diretamente na sua conta! Tudo vinculado ao CNPJ da sua empresa, mesmo que você mude de endereço. Seu negócio pode reduzir os custos de energia em até 25%.

Saiba mais sobre energia solar 

Entendeu um pouco mais sobre as alternativas para investir em energia solar? Continue acompanhando o blog da Alsol! Sempre publicamos novos artigos para sanar as dúvidas sobre este tema.