A conta de energia da sua empresa está muito alta

A conta de energia da sua empresa está muito alta? Economize!

Entre os maiores custos de um empresário está a conta de energia. Ela representa boa parte dos gastos mensais e, quando se trata de uma empresa de pequeno porte (margem pequena), isso acaba influenciando até mesmo nos lucros do estabelecimento.

No artigo de hoje vamos mostrar algumas soluções práticas de economia para sua empresa que está com a conta de energia muito alta. Vamos à leitura!

Sua conta de energia está muito alta? Vamos aos cálculos

Antes de começarmos a falar de como e quanto você pode economizar, vamos a alguns cálculos! Primeiro, é preciso saber como os custos da energia elétrica estão impactando, ou não, o seu negócio.

Para isso, você pode calcular de maneira simples, baixando a nossa planilha abaixo.

planilha de custos com energia elétrica

Calculou tudo certinho? Então, vamos falar de economia!

Dicas simples para melhorar uma conta de energia muito alta

Não tem como falar de economia sem pensar na nossa rotina e nas atitudes que podemos fazer para mudar a realidade da conta de energia muito alta. Já listamos aqui algumas dicas mas é sempre válido reforçá-las. Vamos lá?

1. Opte por lâmpadas mais econômicas

As lâmpadas de LED, por exemplo, são muito mais eficientes e possuem vida útil de 25 mil horas, em média. Além de serem 80% mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes e 30% mais econômicas do que as fluorescentes. Apesar dos preços das lâmpadas de LED serem mais altos, o investimento vale a pena para quem quer economizar. Mas é importante lembrar: alguns hábitos de consumo também contam bastante:

  • Apagar as luzes de ambientes desocupados;
  • Aproveite ao máximo a iluminação natural, evite acender qualquer lâmpada durante o dia;
  • Não se esqueça: lâmpadas mais potentes também consomem mais energia.

2. Coloque na agenda: manutenção do ar-condicionado

Sabia que um dos campeões de consumo de energia é o ar-condicionado? Pois é! Por isso, ele precisa de uma atenção extra! Coloque na sua agenda a manutenção e limpeza periódica do aparelho. Limpar os filtros, no mínimo de 6 em 6 meses, colabora muito e ajuda a não sobrecarregá-lo.

3. Detectores de movimento

Sabe aqueles locais em que as pessoas transitam ocasionalmente na sua empresa, como corredores ou banheiros? Então! Nestes locais é bastante interessante você avaliar a possibilidade de instalação de detectores de movimento para a luz. Assim, você não precisa se preocupar com as luzes que ficarão acesas, eventualmente.

4. Computadores

Lembre-se: quando finalizar o expediente, é importante desligar os computadores e monitores. Desligue também os estabilizadores para que eles não consumam energia durante a noite.

Além disso, durante o dia, quando o computador não estiver em uso, programe o modo hibernação. 

Se você gostou dessas dicas e quer saber mais, acesse o material que preparamos com 23 dicas para economizar energia na sua empresa em um checklist completo.

Dicas para economizar energia

Lá você vai encontrar várias dicas como essas para colocar em prática na sua empresa ainda hoje. Que tal?

Incentive seu time a jogar junto!

A dica extra é: se você quer economizar energia com atitudes do dia a dia na sua empresa, é fundamental que sua equipe esteja em sintonia com você. Por isso, criar incentivos internos que ajudem a criar essa consciência coletiva é uma ótima opção.

Os benefícios dessa conscientização vão além da economia, eles colaboram não só para sua empresa mas também, para um planeta mais sustentável e melhor. Todo mundo ganha, né?

Pensando em pequenas atitudes para você incentivar a sua equipe, criamos um cartaz para imprimir com boas práticas de economia de energia, pra você colar na sua empresa. Baixe agora mesmo, é grátis!

O ideal é imprimir este material em formato A3, e colocar em um lugar visível, onde seus funcionários sempre façam alguma atividade do dia a dia.

Assim, a associação fica mais fácil e acaba se tornando parte da rotina.
Essas são algumas dicas para você colocar em prática na sua empresa e começar a diminuir os gastos com a conta de energia o quanto antes. Se seguir todas elas com atenção, vai sentir a diferença no bolso. 

Quer ainda mais economia? Aposte em aluguel de energia solar

Para começar a explicar como o aluguel de energia funciona, precisamos falar sobre as fazendas solares.

Elas são um espaço onde são instalados vários painéis solares, ou placas solares, que captam a luz solar. A energia capturada é transformada em energia elétrica e direcionada para o sistema de rede de distribuição pública, que é parceira da empresa que oferece a cota solar. 

E onde sua empresa começa a economizar? A partir disso vem a oportunidade de alugar sua cota de energia em uma dessas fazendas solares. Para alugar uma área para sua empresa, é feita uma análise do seu histórico de contas de energia passadas, para que a sua área alugada seja proporcional ao seu consumo.

Dessa forma, toda energia gerada na área que você alugou, será descontada do seu valor da conta de luz. Sem reformas, sem obras no telhado e sem manutenção. É como uma energia gerada de maneira remota e que será usada pelo seu estabelecimento normalmente. Não é incrível? 

Isso significa que a sua empresa economiza consideravelmente com a conta de energia e ainda ganha várias vantagens ao obter a energia solar.

Dependendo da sua região e da empresa distribuidora, você pode economizar até 10% ou 25% com a conta de energia. É muita coisa, né?
As vantagens de alugar uma cota solar:

  • Economia no valor da conta de luz
  • Sua empresa a favor da sustentabilidade
  • Sem instalações ou obras
  • Sem grandes investimentos

Para saber detalhadamente o que é energia solar e como funciona na sua empresa, leia o artigo que preparamos para você.