1 ano no Acre Projeto Vila Restauração

Alsol e Energisa: 1 ano no Acre – Projeto Vila Restauração.

Conheça o novo Projeto Vila Restauração, que visa transformar a realidade da população e realizar sonhos.

Uma das realidades de muitos brasileiros da região Amazônia Legal é a carência de energia elétrica em residências e pequenos comércios.

Essa foi uma das principais motivações para que o Grupo Energisa e a empresa Alsol começassem a planejar a realização do Projeto Vila Restauração.

O projeto acontece em uma comunidade ribeirinha, localizada na Reserva Extrativista do Alto Juruá, próximo à divisa com o Peru, que conta com energia elétrica somente 4 horas por dia, e gerada por motor à diesel.

Segundo dados divulgados em uma análise feita pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), mais de 900.000 brasileiros vivem sem energia elétrica na Amazônia Legal.

A organização desenvolveu uma metodologia analítica georreferenciada para estimar e acompanhar a evolução desse número, em diferentes territórios e classes populacionais como povos indígenas, extrativistas, quilombolas e assentados.

A Amazônia é responsável por praticamente um quarto da capacidade de geração de energia no Brasil. Ainda assim, uma boa parte da sua população está no escuro.

Projeto Vila Restauração

A Alsol e o Grupo Energisa estão no Acre para transformar essa realidade e realizar sonhos. O projeto de P&D irá implantar uma micro-rede com geração solar fotovoltaica e sistema de armazenamento de bateria de lítio na Vila, levando energia elétrica durante o dia todo.

Dessa forma, os moradores da comunidade terão melhor qualidade de vida, poderão armazenar seus alimentos e medicamentos, investir em novas atividade produtivas. Além disso, terão um acesso mais amplo à informação e ao lazer. 

Um projeto Alsol e Energisa

 Este é um projeto alinhado aos valores da Energisa de universalizar o acesso à energia elétrica em suas áreas de concessão. É mais um passo para Alsol, que consolida cada vez mais a sua posição de uma das empresas mais inovadoras do setor de geração distribuída do país.

A missão é transformar a energia dessa comunidade através dos painéis fotovoltaicos, sendo gerada 100% de fonte renovável e sustentável.

Para conferir essa história, contada pelo presidente do Grupo Energisa, Ricardo Botelho, assista ao vídeo completo.