Gasto de energia nas diferentes estações do ano

Saiba como as estações do ano influenciam no gasto de energia.

Estações do ano e gasto de energia: você sabia que elas podem influenciar mais do que imagina? Como já sabemos, o ar-condicionado é com certeza um dos maiores vilões para o aumento do consumo de energia no verão.

Mas isso não anula o fato de que a sua conta de energia possa vir com um preço elevado também no inverno. Geralmente, estações com climas extremos são as que mais precisam de atenção no consumo de energia.

Para saber como as estações do ano influenciam no gasto de energia, fique com a gente e continue a leitura!

verão X inverno: gasto de energia

No verão, o calor vem acompanhado de um aumento de aproximadamente 10% na conta de energia. Isso acontece devido ao aumento do uso de ventiladores e ar-condicionado, em regiões mais secas, o uso de umidificadores também aumenta.

Mesmo que a luz natural seja aproveitada durante o dia (verão = dias mais longos), o consumo de energia acaba aumentando por conta da necessidade de refrigeração.

No inverno, a estação em que os dias são menores do que as noites, a conta de energia acaba tendo um aumento devido a necessidade de iluminação elétrica, por conta do período sem luz natural (inverno = dias mais curtos).

Em residências, por exemplo, os banhos mais longos e na potência máxima de aquecimento, acabam sendo um dos maiores culpados do aumento da conta de energia.

Já nas estações intermediárias, outono e primavera, o consumo de energia é menor pois há mais equilíbrio de temperaturas e a luz do sol dura mais tempo.

Economize nas estações do ano que mais consomem energia

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após 7 meses de cobrança de bandeiras amarela e vermelha, a conta de energia dos consumidores chegou sem custos adicionais em fevereiro. Isso aconteceu devido ao clima, que contribuiu para suspensão da cobrança.

Mesmo assim, é importante ficar atento ao consumo e às estações mais quentes e frias do ano, e como elas podem influenciar a fatura mensal da sua conta de energia.

Para economizar energia nas estações do ano, você pode tomar algumas medidas.

Iluminação

Instale lâmpadas de LED e utilize cores claras na pintura. No inverno, a estação em que há menor incidência da luz natural do sol, é interessante explorar ao máximo a claridade. Deixe as janelas, persianas e cortinas abertas para favorecer esse aproveitamento.

Eletrodomésticos

Ajuste o termostato da geladeira ou refrigerador e mantenha a borracha de vedação em dia! Não guarde alimentos quentes! No inverno, diminua a temperatura interna da geladeira.

Lembre-se: escolha aparelhos com Selo Procel, para saber a eficiência energética e, se possível, de nível A, que indica mais economia de energia.

Se for possível, desligue os eletrodomésticos no horário de pico: das 18h às 21h.

Micro-ondas

Mantenha-o fora da tomada quando não estiver em uso. O micro-ondas pode gastar muita energia no modo stand-by.

Para mais dicas, confira como diminuir a conta de energia da sua empresa em outro artigo que preparamos pra você economizar.

Alternativas de economia

Seja pela oscilação de tarifas ou pelo alto valor da conta de energia convencional, é sempre legal pesquisar por alternativas para economizar. Afinal, as diferentes estações do ano e o gasto de energia podem variar muito.

Você já ouviu falar em cota de energia solar? Essa modalidade vem ganhando espaço entre empresários e é uma ótima opção para quem deseja economizar mas sem fazer investimentos.

O aluguel dessas cotas é feito por meio das fazendas solares. Um lugar onde são instalados os painéis que captam energia da luz solar e o que é gerado na cota alugada, será transmitido para a rede pública de distribuição, que irá registrar a energia fornecida e transformá-la em créditos na conta de energia da empresa. 

Sua empresa pode alugar uma cota de acordo com o histórico de consumo e toda energia gerada na área contratada por você, é descontada da sua conta de energia. Sem obras, sem investimento e sem manutenção. Muito simples, né?

Dessa forma, você pode fugir dos valores instáveis das contas de luz e ainda ajudar o meio ambiente, visto que a energia solar é fornecida por meio de um processo limpo e totalmente renovável.

Vale a pena aprofundar as pesquisas e pensar nessa forma de economia sem investimento.