Energia-renovável-e-não-renovável-quais-são-as-diferenças

Energia renovável e não renovável: quais as diferenças?

Uma, vem de fontes que não se esgotam na natureza, a outra, pode-se esgotar com o uso excessivo para a geração de energia. No artigo dessa semana vamos contar um pouco sobre as diferenças entre essas duas modalidades de geração de energia e entender como a energia renovável e a não renovável podem impactar o planeta. Vem com a gente!

Fontes de energia

As fontes de energia são recursos obtidos por meio de matérias-primas utilizados para gerar energia, para diversos meios como empresas, máquinas, fábricas, pequenos estabelecimentos comerciais, aparelhos eletrônicos etc.

Essas fontes se dividem em dois grupos: renováveis e não renováveis. Originadas de fontes naturais ou artificiais.

Essas fontes de energia são essenciais para o mundo moderno, onde praticamente tudo depende de energia para o funcionamento. Mas, devido à realidade atual, às mudanças climáticas e às preocupações com o meio ambiente, é muito importante falar sobre as energias limpas, que não causam tanto impacto na natureza como as fontes tradicionais.

Por isso, novas fontes de energia e alternativas surgem a todo momento e se tornam fundamentais em substituição das fontes convencionais (não renováveis).

Vamos entender qual a diferença entre elas? Continue a leitura com a gente.

Fonte de energia renovável 

Energia renováveis são aquelas energias geradas por meio de uma fonte que se renova naturalmente, que é cíclica e portanto, inesgotável. Ela está sempre disponível e acessível pois são abundantes e muito menos poluidoras do que as energias convencionais.
Uma vez que esse tipo de energia não se esgota, é importante lembrar que ela se torna a melhor alternativa para geração de energia a longo prazo. Veja os exemplos de fontes alternativas de energias renováveis abaixo:

Solar

Aqui a energia é gerada por meio dos raios do sol e convertida pelas placas solares do sistema fotovoltaico. Por meio no inversor solar, a energia solar é transformada em energia elétrica que pode ser usada em qualquer local com aparelhos que dependam de energia para o funcionamento.

Eólica

Nessa fonte de energia, é a força dos ventos que faz o trabalho! Essa força gera energia elétrica por meio dos aerogeradores, fazendo a conversão de maneira simples e sem poluição.

Hidrelétrica

Por meio das centrais, essa energia é gerada através das águas dos rios e associada às barragens de grande ou média capacidade, sendo um recurso inesgotável e natural.

Da Biomassa

Nessa modalidade, a energia é gerada por meio da queima de materiais orgânicos: cana-de-açúcar, óleos vegetais e madeira.

Maremotriz/Ondomotriz

Necessita-se de uma central próxima aos oceanos. Essa é uma energia gerada por meio das marés ou das ondas formadas nos mares.

Fontes de energia renovável usadas no Brasil

Grandes potências mundiais utilizam em larga escala as energias renováveis. Em uma pesquisa de 2019 feita pela Organização das Nações Unidas – ONU, os investimentos em energias limpas chegaram a 2,5 trilhões de dólares nas últimas décadas.

Confira as energias renováveis mais utilizadas no Brasil:

  • Solar
  • Oceânica
  • Geotérmica
  • Da Biomassa
  • Hídrica
  • Eólica

Fonte de energia não renovável

São as fontes que podem se esgotar com o tempo e com o uso excessivo para a geração de energia. Devido a essa limitação, ela pode ser vista como uma fonte de energia em que conflitos e interesses econômicos entre nações são sempre discutidos.

As fontes de energia não renováveis são extraídas de elementos que se encontram na natureza, porém, que são finitos, ou seja, se esgotam.

Os exemplos de fonte de energia não renovável são:

– Combustíveis fósseis
São usados como combustíveis para o funcionamento de máquinas e motores. Entre os principais tipo estão o gás natural, o carvão mineral e o petróleo. Sendo o petróleo a principal fonte de energia utilizada em todo o mundo. 


– Usinas nucleares
A energia é gerada por meio do aquecimento da água até se tornar vapor, que movimenta a turbina do gerador de energia elétrica. A fissão, ou seja, a quebra, de elementos gera o calor, sendo este o mesmo princípio utilizado nas bombas atômicas. Apesar de ser uma energia com baixo índice de poluição, é também uma preocupação para ambientalistas e governos no quesito segurança.

Energia Solar é com a Alsol

Entendendo um pouco mais sobre as fontes de energia, dá pra ter uma noção do futuro que gostaríamos de ver no mundo. As energias renováveis praticamente não possuem impacto ambiental e podem ser uma alternativa até mesmo mais econômica para as empresas.

A Alsol conta com uma opção que pode te ajudar nessa decisão! As Fazendas Solares Alsol são usinas onde é gerada energia elétrica por meio do sistema fotovoltaico. Você pode alugar uma cota para sua empresa sem investir nada ou sem precisar fazer reformas caras no telhado. Se quer saber um pouco mais sobre Fazenda Solar antes de aderir, leia nosso artigo e baixe nosso e-book.

Ebook Fazenda Solar