Usinas Solares em Minas Gerais

Usinas solares em Minas Gerais: Alsol em plena expansão

Com um investimento de R$70 milhões, realizamos, até o final deste mês de julho, a conexão de 4 usinas solares em Minas Gerais, com capacidade de geração de cerca de 20,3 MWp, o suficiente para abastecer 20 mil residências. 

Conheça um pouco mais sobre os nossos projetos de conexão de usinas solares no estado de Minas Gerais e saiba como estamos inovando e conquistando cada vez mais espaço no setor de energia renovável no país. Continue a leitura com a gente.

O projeto 

A instalação das 4 usinas de geração solar distribuída em Minas Gerais contou com um investimento que soma 70 milhões de reais. Todas as usinas estarão em funcionamento total até o final de julho. Assim, somadas, sua capacidade de geração será de cerca de 20,3 MWp (Megawtt pico) – energia suficiente para abastecer 20 mil residências.

Grande parte dos nossos clientes são micro, pequenas e médias empresas que atuam nos segmentos essenciais. Por exemplo, supermercados, açougues, farmácias e padarias. Por isso, o projeto Alsol tem como objetivo oferecer uma opção de energia mais acessível e limpa em meio à crise da pandemia causada pelo novo coronavírus.

O investimento desse projeto realiza o aluguel de cotas das nossas fazendas solares através de consórcios. Dessa forma, os empresários deixam de contratar energia da distribuidora e podem ter um desconto de até 20% na conta de energia.

Além disso, todas as usinas juntas geraram ou vão gerar 240 empregos diretos.

Para o presidente da Alsol e vice-presidente de Geração, Transmissão e Serviços da Energisa, Geraldo Mota, as novas usinas representam mais um passo na consolidação da companhia como plataforma de serviços integrada de energia.

Usinas solares em Minas Gerais

Entre projetos próprios e de terceiros, a Alsol tem muito orgulho de contar com cerca de 75 MWp de capacidade instalada pelo Brasil todo. 

Assim, no mês de janeiro deste ano de 2020, foi inaugurada a usina Jardim II, em Uberlândia (MG), com capacidade e geração de 6 MWp e um investimento de 20 milhões de reais.

Já no fim de maio, a conexão foi a da usina solar Capim III, também em Uberlândia, com capacidade de 2,3 MWp e investimento de 10 milhões de reais.

Usina Campim III

A usina Santa Rosa acabou de ser inaugurada e tem capacidade de 6,1 MWp. E a usina Granja Marileusa I tem conexão prevista ainda para o fim deste mês de julho, com capacidade de 5,9 MWp. Essas duas novas usinas têm aportes de aproximadamente R$ 40 milhões.

Com 100% das suas cotas de energia alugadas, as unidades Jardim II, Capim III e Santa Rosa possuem em média 500 unidades consumidoras aderindo à modalidade de geração compartilhada e colaborando para um planeta mais sustentável.

A Alsol conta com clientes em praticamentes todas as regiões de Minas Gerais e vem se expandindo cada vez mais.

Impactos ambientais

Um dos nossos grandes objetivos é sermos reconhecidos como uma empresa sustentável em nossos processos e serviços, sempre a favor do meio ambiente.

Com esse propósito, oferecemos aos nossos clientes, que buscam por esses valores em suas empresas, soluções como as fazendas solares. Elas possuem baixo impacto ambiental, considerando parâmetros como solo, água e ar, e ainda podem incentivar a redução do uso de energia elétrica convencional mais poluente. 

Por isso, temos orgulho em dizer que as nossas 4 usinas somadas irão evitar a emissão de aproximadamente 2,3 mil toneladas de CO2 por ano. Um número muito significativo que equivale ao plantio de 9160 árvores. 

Essa também é uma grande conquista da Alsol.

Usinas solares em Minas Gerais são destaque na mídia 

Com o projeto das novas usinas conectadas em Minas Gerais, a Alsol foi destaque e apareceu em sites como Exame, Estado de Minas, Brasil Energia entre outros grandes nomes da mídia e do setor de energia.

Ou seja, o reconhecimento de um projeto realizado com sucesso e um estímulo ainda maior para continuarmos inovando e trazendo as melhores soluções em energia renovável.

A Alsol

Pioneira no país, a Alsol, empresa do Grupo Energisa, é especializada em geração distribuída, sistemas fotovoltaicos e armazenamento de energia para micro, pequenas e médias empresas.

Trabalhamos com o conceito de Energia 4.0 que envolve:

– Energias renováveis
– Geração distribuída
– Veículos elétricos
– Storage
– IoT

Possuímos mais de 560 projetos em funcionamento:

43 MWp de sistemas fotovoltaicos em operação
21 MWp em implantação
3,5 MWp de storage, biodiesel e biogás

Dessa forma, nossos projetos consistem na combinação de múltiplas fontes de energia que se complementam para proporcionar garantia de fornecimento. Possibilitando, assim, a redução de custos com energia elétrica e a implementação de uma energia mais limpa e sustentável.

Por isso, buscamos sempre novas ideias e melhorias em nossos processos e produtos, reinventando os rumos da energia renovável no país.

Conheça um pouco mais sobre a nossa história e entenda como a Alsol pode contribuir para o desenvolvimento da sua empresa.

Simule sua economia 

Agora que você já conhece alguns dos projetos da Alsol e os benefícios da energia solar para sua empresa, que tal fazer uma simulação para saber o quanto você pode economizar na sua conta de luz?

Conte com a Alsol para encontrar as melhores soluções para o seu negócio.