Como reduzir custos de energia no mercado

Como reduzir custos de energia no mercado? Saiba por onde começar

A conta de energia de um supermercado representa um dos maiores custos para o empresário. Ambientes amplos e bem iluminados, sistema de caixas, fornos, refrigeração, ar-condicionado etc. Tudo isso colabora, e muito, para o resultado de um alto valor desta conta. Veja, neste artigo, dicas de como reduzir os custos de energia no mercado. Vem com a gente e saiba por onde começar!

A iluminação

Planeje bem toda a iluminação e escolha os melhores equipamentos para o seu negócio. Os supermercados são ambientes muito bem iluminados e amplos, que necessitam de luz a qualquer hora do dia. Veja como reduzir o custo de energia na categoria ‘iluminação’.

Aproveite a luz natural

Uma dica muito válida é aproveitar ao máximo a luz natural durante todo o dia. Se estiver construindo seu estabelecimento ou pretendendo reformar, pense em um planejamento que irá colaborar para que esse aproveitamento seja eficaz.

Por exemplo, utilizar portas e janelas de vidro maiores ou, então, pintar as paredes com cores mais claras, assim a luz natural reflete no ambiente interno com mais facilidade.

Lâmpadas de LED são a escolha certa

Trocar as lâmpadas convencionais pelas de LED vale muito a pena! Essas lâmpadas, além de serem mais eficientes, possuem vida útil média de 25 mil horas e podem ser até 80% mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes e 30% mais econômicas do que as fluorescentes.

Apesar de terem um preço um pouco mais alto, são um bom investimento e fazem toda diferença no fim do mês.

Limpeza dos lustres 

Fique atento! Fazer a limpeza regular dos lustres, spots, arandelas ou luminárias contribui muito para que o ambiente esteja sempre bem iluminado. 

Uma outra dica é investir em projetos luminotécnicos. Eles podem otimizar a iluminação dos ambientes e melhorar a experiência dos consumidores dentro do seu supermercado.

Equipamentos de refrigeração e fornos

Gôndolas de refrigeração, freezers, câmaras frias, geladeiras, todos esses equipamentos influenciam bastante no consumo de energia de um mercado. Para isso, é importante atentar-se a algumas questões.

Regule geladeiras e freezers e fique de olho na borracha de vedação

O inverno chegou no Brasil e as temperaturas mais baixas podem ajudar na economia do seu supermercado em alguns aspectos. Lembre-se de regular, na medida do possível, o termostato dos freezers e das geladeiras para evitar o desperdício. 

Além disso, é importante ficar atento à borracha de vedação das geladeiras e freezers. Se ela não estiver fazendo sua função de maneira adequada, pode se tornar uma vilã no consumo de energia. Sem uma avaliação periódica, pode ser difícil detectar o problema, acarretando em um possível aumento expressivo da sua conta de luz. A troca regular também é recomendada.

Geladeira e Fogão

Geladeira e fogão próximos não combinam! O motivo disso é que o calor do fogão pode elevar o consumo de energia da geladeira em até 20%. Além disso, a borracha pode ressecar, contribuindo ainda mais para esse aumento na conta de energia.

Forno

O ideal é usá-lo de forma consciente e aproveitar para assar grandes quantidades na padaria do seu mercado, por exemplo. Utilize sua capacidade máxima para que não tenha que ligá-lo várias vezes durante o dia. 

Troque os equipamentos obsoletos

Esses podem ser responsáveis por desperdícios enormes e alto consumo de energia no seu supermercado. 

Dica Importante!

Uma das maneiras de detectar se um aparelho está ultrapassado é verificar se ele está vibrando mais do que o normal ou produzindo um ruído diferente. Em ambos os casos, isso pode ser indício de falhas no funcionamento e pode ser necessária a manutenção, troca de peças ou limpeza de dutos.

Aparelhos elétricos

Alguns equipamentos são responsáveis pelo maior consumo de energia em supermercados. Saiba o que você pode fazer para economizar nessa categoria.

Computadores

Hoje em dia, a maioria dos supermercados contam com sistemas de caixas com computadores. Esse equipamento não para durante todo o expediente e pode consumir muita energia.

Mesmo não estando completamente ligado, o desktop consome energia: em repouso, consome até 21W por hora, por exemplo. Em funcionamento, esse consumo passa para 80W por hora.

A dica é sempre verificar o desligamento desses aparelhos no fim do expediente e sempre programar o descanso da tela, quando não estiver sendo usado durante um prazo de 15 minutos.

Atenção aos gastos dos aparelhos

Lembre-se! Citamos acima a dica para ficar atento aos equipamentos obsoletos no seu supermercado e ao quanto eles podem influenciar um aumento do valor da conta de energia.

Por isso, se você pensa em investir em novos aparelhos daqui pra frente, lembre-se de buscar os que tenham o Selo Procel, que informa ao comprador quais equipamentos e eletrodomésticos são mais eficientes e que consomem menos energia. 

Crie uma cultura junto a sua equipe para reduzir custos de energia no mercado

Todas essas ações anteriores podem ser acompanhadas de um trabalho que envolva a cultura da sua equipe. Isso significa que seus funcionários precisam saber sobre o papel deles e também colaborar colocando tudo isso em prática.

Para isso, traga informações relevantes a respeito do tema, esclareça a importância dessa economia, ainda mais diante do cenário atual e uma possível crise econômica que pode afetar a todos. Além disso, é importante sempre relembrar a responsabilidade de todos nós, como cidadãos, em relação à sustentabilidade ambiental.

Outras ações simples fazem toda a diferença e podem ser colocadas em prática com todo o seu time! Por exemplo, apagar as luzes que não estão sendo usadas, ficar atento às geladeiras abertas, sempre se lembrar da limpeza do sistema de ventilação… essas são algumas ações que podem fazer parte do dia a dia no seu negócio.

Tudo isso conta muito e acaba se tornando um bom hábito que ajuda o seu supermercado e o meio ambiente também.

Energia solar para reduzir custos de energia no mercado

Outra possibilidade é a aquisição de energia solar no seu supermercado. Essa modalidade de geração de energia vem se consolidando como tendência nacional, ainda mais diante de um cenário de crises e incertezas devido à pandemia. Hoje em dia, é possível encontrar alternativas mais acessíveis e muito mais vantajosas, veja a seguir.

Aluguel de cota de energia solar

Essa dica vale ouro! Para reduzir os custos de energia do seu mercado, o aluguel de uma cota de energia solar é a solução ideal! Com ela você não precisa fazer investimentos altíssimos e nem obras no seu telhado. 

A energia é toda gerada nas usinas solares, de maneira remota, e descontada diretamente da sua conta de luz. O mais relevante aqui é que você pode obter uma economia de até 22% da sua fatura. Ou seja, em um ano, você economiza de 2 a 3 contas.

Para saber mais, veja neste artigo que fizemos falando sobre as usinas solares e como elas funcionam.

Infográfico: como reduzir custos de energia no mercado, açougue ou padaria

Neste artigo, você pôde ver várias dicas para reduzir custos de energia no mercado.

E, para facilitar ainda mais pra você, fizemos o resumo de tudo em um infográfico completo!

Para ter esse resumo sempre em mãos, acesse o infográfico que preparamos pra você começar a economizar no seu supermercado.

É só clicar na imagem abaixo:

Simule sua economia

Quer saber o quanto seu supermercado pode economizar com os custos de energia? Faça uma simulação gratuita agora mesmo.