Placa Solar: você sabe como funciona?

Descubra como a energia solar está em crescimento e pode ajudar a sua empresa

O setor de energia solar é mais promissor do que você pensa, sabia?

E nós decidimos guiar você em uma viagem pelos dados que acompanhamos em constante crescimento.

Os números comprovam os avanços em tecnologia e os benefícios são argumentos positivos para a área.

Veja conosco como esse setor reluz na transformação de energia.

O sol em dados 

Você sabia que a energia solar pode ser traduzida em dados? 

Isso mesmo, a luz solar, fonte de energia, é totalmente controlada por dados de produção, consumo e crescimento. Assim, podemos ter maior controle desse setor em constante expansão.

Os dados da ANEEL divulgados pela ABSOLAR comprovam isso: desde 2012 o setor fotovoltaico brasileiro gerou mais de 182 mil empregos, um número extremamente relevante para o país, afetando, de forma positiva, o meio ambiente, respeitando a natureza por meio da energia limpa renovável.

O sol brilha mais em Minas Gerais

Olhando ainda mais próximo, e fechando o círculo para mais perto de nós, somos, Minas Gerais, o estado que mais gera energia solar em relação aos outros estados. Além disso, Uberlândia se encontra no primeiro lugar do ranking brasileiro de energia fotovoltaica. A Alsol foi pioneira, sendo a primeira empresa a instalar um sistema fotovoltaico conectado à rede no Brasil, legal, né? 

Nós ficamos a frente de grandes capitais, como Rio de Janeiro (primeira colocada até então), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Teresina (PI) e Belo Horizonte (MG).

Ainda que grande parte da energia venha de hidrelétricas para nós esses números são de grande relevância, pois demonstra uma preocupação com uma nova forma de gerar energia para o país de uma forma totalmente renovável e limpa.

Ao todo temos a maior potência instalada em Uberlândia com 2.675 unidades geradoras de energia distribuída e 3.323 unidades consumidoras beneficiadas.  

De  40,6 MW instalados em Uberlândia, 20 MW são sistemas que Alsol implementou, 50% da potência anunciada são obras da Alsol, incrível, não?

Em uma entrevista para TV Paranaíba, Gustavo Buiatti, fundador e diretor de tecnologia e desenvolvimento de negócios da Alsol, ressalta a visibilidade que a cidade de Uberlândia tem no setor. “Temos o destaque especial, porque Minas Gerais contempla 20% de toda energia que está sendo gerada no país e a cidade que mais gera energia solar fotovoltaica é Uberlândia. Hoje, temos 40 megawatts instalados, que abasteceria 40 mil residências.”

O sol conecta pessoas

Luciano Rodrigues, um dos nossos novos clientes, pensou que estivesse sozinho no ramo de energia solar fotovoltaica, mas ele faz parte de um time de peso que utiliza a fonte de energia renovável em seu negócio, tendo economia na conta de energia, contribuindo com meio ambiente, movendo uma rede de energia consciente e limpa e diminuindo a necessidade de energia elétrica advinda de outras fontes.

Você pode conhecer mais sobre o Supermercado Rodrigues, empreendimento do Luciano, acessando um artigo completo (HIPERLINK) sobre a energia solar para pequenas e médias empresas. 

Hoje, de acordo com os dados da ANEEL divulgados pela ABSOLAR, totalizamos 267.792 sistemas de produção de energia advinda de luz solar, todos conectados a rede.

Com 335.121 unidades consumidoras dessa energia, funcionando com o sistema de créditos por energia não utilizada, temos geração total distribuída de 3.204,1 MW.

Totalizando R$16,15 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, distribuídos por todo o país.

Dessa forma, investindo em produção de energia solar, você não estará sozinho jamais.

Benefícios em várias áreas

Você sabia que os benefícios da energia solar não se resume apenas à sua economia ou ao meio ambiente?

Buiatti complementa, “a adoção desse tipo de energia foi adotado pela consciência da redução de emissão de CO2 no planeta pelas empresas, mas agora elas entendem a economia que a energia solar gera, fazendo muito mais sentido para elas.”

Os benefícios são divididos em três esferas importantes para maior conhecimento desse setor em constante amadurecimento e crescimento. São eles: 

Socioeconômicos: responsável pela redução de custos, geração de emprego e atração de capital externo.

Ambiental: eletricidade limpa e renovável, não há necessidade de água para seu funcionamento, baixo impacto no meio ambiente.

Estratégica: desenvolve a diversidade de matrizes eletrônicas, reduz a possibilidade de perdas de investimento e alivia a demanda elétrica.

Assim, você pode ter maior conhecimento das áreas de atuação da fonte de energia que gera mais benefícios para você e o meio ambiente.
Ficou com alguma dúvida? Nos colocamos à disposição. Siga a Alsol nas redes sociais ou fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>