Energisa, Algar e Alsol inauguram usina solar fotovoltaica em Uberlândia.

Granja Marileusa I é a quarta fazenda solar própria da empresa em Minas Gerais.

Energisa e Alsol declaram como conectada a usina solar Granja Marileusa I, em Uberlândia – MG, na sexta-feira (25). Com capacidade de 5,9 MWp em geração de energia renovável a usina servirá como um dos pontos de recarga dos veículos elétricos do MoovAlsol, projeto relacionado à mobilidade elétrica.

O grupo possui amplo projeto de expansão e até o final do ano, mais duas fazendas solares serão conectadas ao estado de Minas Gerais nas cidades de Iraí de Minas e Piumhi, totalizando investimentos de R$100 milhões em 2020. Tal feito impulsiona o desenvolvimento tecnológico de energia limpa no Brasil e gera novos empregos, alimentando uma cadeia acontecimentos benéficos.

Geraldo Mota, presidente da Alsol e vice-presidente de Geração, Transmissão e Serviços da Energisa, reconhece a importância da energia solar construção do futuro e consolidação de Minas Gerais como um estado forte na produção e energia solar. “Estamos investindo em soluções de energia que visam transformar o futuro da sociedade e aplicar na prática o conceito de energia 4.0, área em que somos pioneiros.”.

Buscando melhorias e avanços para o setor de energia renovável e limpa, a Alsol carrega em seu DNA a inovação do Grupo Energisa, reinventando novos caminhos para a energia solar.

“Este investimento robusto em geração solar fotovoltaica consolida ainda mais a posição de liderança de Minas Gerais no ranking de geração solar no Brasil e gera desenvolvimento e empregos na região, tanto com a construção das fazendas solares, quanto com a redução de custos para os clientes que utilizarem esta energia limpa”, completa o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

O projeto de mobilidade elétrica, MoovAlsol, para o qual foi destinada a usina Granja Marileusa I, tem testado um sistema de carregamento rápido que visa a realização do percurso Brasília – Campinas, percorrendo 900Km em um só dia, com uma única parada rápida em Uberlândia.

MoovAlsol é um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do Grupo Energisa, executado pela Alsol em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e fomentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Para os próximos três anos, há previsão de que R$30 milhões sejam investidos na iniciativa, animando os envolvidos no projeto para seu desenrolar e futuro sucesso.

A Alsol Energias Renováveis é pioneira em sistemas fotovoltaicos e armazenamentos de energia. Especializada em geração distribuída e com o conceito de Energia 4.0, conta com mas de 560 projetos em funcionamento, compreendendo cerca de 75 MWp de potência instalada, além de 3,5 MW de storage, biodiesel e biogás.

O grupo Energisa tem mais de 115 anos de história, sendo o 5º maior em distribuição de energia elétrica. A companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. O grupo atende a 7,8 milhões de clientes em 862 municípios de todas as regiões do Brasil, além de gerar cerca de 20,5 mil empregos diretos e indiretos.

Juntos, Alsol e Grupo Energisa, têm conquistado diversos feitos em relação a energia solar, além disso, elevado o nome de Minas Gerais como uma grande potência no setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>